Assembleia Nacional da ANESG - 2º dia

07/09/2016 13:00h Clipping 07 09

Na manhã do segundo dia, a Assembleia Nacional da ANESG foi iniciada com uma apresentação do Diretor Executivo da GEAP Autogestão em Saúde, Sr. Artur de Castro Leite Júnior, descrevendo um panorama geral de sua gestão nesse período inicial na Empresa.

Artur de Castro narrou sobre as questões concernentes à ação que ainda tramita no TCU e a finalização da Direção Fiscal, que são os temas mais prementes de finalização para que a GEAP volte a alavancar seu quadro de beneficiários, através da formalização de novos convênios com órgãos federais, bem como novas adesões de assistidos das patrocinadoras já existentes. Falou também sobre a necessidade de se implantar, verdadeiramente, um PCCR que seja justo, com a valorização do profissional que trabalha na GEAP. Discorreu sobre a existência de ralos, que precisam ser detectados e eliminados, por onde escorrem as verbas que deveriam ser revertidas em ações de melhorias nas ações dos planos de saúde, tornando nossos planos mais atrativos para o mercado de consumo.

A mesa principal para respostas aos questionamentos a serem apresentados foi composta, além do Diretor Executivo da GEAP,  pelo Diretor de Administração e Finanças da GEAP, Sr. Sérgio José Esteves Villemor, pelo Assessor Executivo, Sr. Paulo Rochel, e pelos Conselheiros do CONAD, Srs. Luiz Carlos Correa Braga e Rodrigo de Andrade Vasconcelos.

O Presidente da ANESG, Leonardo Barbosa, deu inicio aos questionamentos trazidos pelos Delegados e Delegadas estaduais querendo saber sobre os rumores existentes sobre a regionalização da GEAP e a terceirização do Call Center da Empresa. O Sr. Artur de Castro respondeu que em sua gestão, até o momento, não se falou e nem se falará em regionalização. A questão do Call Center não é de terceirização e sim de realocação de ambiente laboral, unificado a Geres/DF, visando redução de custo de aluguel de imóveis e melhorias de condições de trabalho para todos esses empregados da GEAP. O Conselheiro Luiz Carlos Braga aproveitou para informar ao Diretor Artur de Castro que esses assuntos já foram tratados e deliberados, favoravelmente, pelo Conselho de Administração, para a agilização do processo de negociação entre as partes.

O Diretor Executivo, em inúmeras falas, deixou claro que as ações que ficaram sem as devidas tratativas e finalizações nas gestões anteriores a sua não serão priorizadas em detrimentos das ações atuais que urgem em serem executadas.

A Delegada da ANESG/MA, Maria Darcyângela, narrou sobre como é realizada as auditorias de contas hospitalares em respostas a dúvidas da mesa quanto à execução desse trabalho, visando redução de custos nos pagamentos a prestadores.

O Diretor trabalhista da ANESG, Cleberton Cruz, aproveitando uma deixa do Conselheiro Rodrigo Azevedo, após narrativa de criação de Comissão para execução do PCCR, questionou sobre quem compõe a nova comissão do PCCR da GEAP e sugeriu a participação de um membro da Associação nessa comissão. O próprio conselheiro disse que não vê nenhuma objeção dessa participação e que a sugestão será levada à Direção Executiva da GEAP.

O Delegado da ANESG Paraíba, Júlio, perguntou à mesa se não há possibilidade de utilizar o fundo de reserva da GEAP para a aquisição de novas sedes regionais para a GEAP. O Diretor, Sérgio Villemor, informou sobre o que é o fundo de reserva e para qual e sua finalização prioritária, não havendo dentro da mesma destinação a aquisição de tais imóveis.

A empresa Ernest Yang, contratada para apresentar um diagnóstico da GEAP e seu quadro funcional foi a “vedete” das respostas aos questionamentos sobre a aplicabilidade do QLP na GEAP. O conselheiro Braga se mostrou favorável ao estudo e as sugestões apresentadas pela empresa que vislumbrou uma economia de mais de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) em prol da GEAP. O conselheiro Rodrigo divergiu desse estudo e das sugestões apresentadas, que não retratam a realidade vigente da GEAP.

Respondidas as perguntas feitas pelos presentes, respeitando a programação da Assembleia, o horário matutino foi encerrado com os agradecimentos a todos os presentes na mesa, realizados pelo Presidente da Associação.

Mixinternet